Atendimento Imediato pelo Whatsapp 11 96124-0002. Siga nossa pagina do Instagram (link no canto superior direito).  

Fraudes em Fundos de Investimento

 
Um tema muito pouco divulgado pela mídia mas aqui vale um alerta de absoluta relevância.

Prejuízos milionários em fundos de investimentos devidamente regulados pela CVM com casos de perdas de praticamente 100% do fundo estão acontecendo com maior frequência e estão tratando apenas como RISCO DO MERCADO, ludibriando investidores, cotistas, parceiros de negócios.

No mercado temos casos de fundo de 50 milhões que virou R$ 300.000,00 com agente de cobrança e de consultoria contratado pelo próprio fundo investigados por estelionato, apropriação indébita, entre outros.

Temos casos recentes também como o a FII TORD11 que vendeu 2 imóveis adquiridos por 79 milhões e 38 milhões e venderam por 4 e 5 milhões cada imóvel ( prejuízo absurdo sem explicação conforme fonte @estadaoinvestidor) o fato aqui é que o investidor deve ter amparo por um escritório especializado que consiga investigar e auditar referidas condutas praticadas pelo fundo e não aceitar toda e qualquer medida nas assembleias.

Cuidado nas assembleias onde muitas condutas são parciais, muito comum ver uma das partes colocar a culpa exclusiva em apenas um dos entes como meio de ficar isenta da sua responsabilidade, muitas vezes sugerem advogados sem custo para processar supostamente o causador do problema, iludindo os cotistas e tentando ficar isenta da sua responsabilidade.

Nesse meio tão complexo e problemático, não basta ter atuação e experiência sobre a técnica-jurídica, é OBRIGATÓRIO entender sobre o sistema financeiro sob a ótica de todos os entes que compõe um fundo de investimento, tendo em vista que cada ente possuem responsabilidades diferentes.

Busque um profissional especializado e isento de parcialidade.

A escolha de um profissional de fato qualificado é uma peça importante para elaboração de um processo robusto, somos especializados na advocacia exclusiva dentro do mercado de capitais, tais como: 


a) Fundo de investimentos em direitos creditórios (FIDIC);
b) Fundo de Investimento Imobiliário (FII)
c) fundo de investimentos em ações;
d) Discussão de fundos e parceiros dentro da Arbitragem;
e) Investigação da atuação do fundo / entes perante suas responsabilidades com seus investidores;
f) Fundo de investimentos em participações (FIP);
g) entre outros;


Feitas tais considerações, na dinâmica de um fundo de investimento existem várias partes/intergrantes, o Gestor, Administradora, Gente de Cobrança, Custodiante, Prestadores de Serviços, entre outros a depender do fundo de investimento escolhido.
O Administrador desempenha um papel de enorme relevância, principalmente quanto a defesa dos Cotistas, cumprimento do Regulamento, regras de aplicação e demais normativas estipuladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Assim, administrar um fundo vai além de cumprir determinadas normas, mas, atuar como um Regulador, zelando pelo cumprimento de obrigações e proteção dos Cotistas/Investidores, empregando todas as cautelas necessárias na contratação de prestadores de serviços, demandando um elevado padrão de diligência.
Posto isso, muitas vezes, mesmo que o Fundo esteja registrado na CVM é possível SIM ocorrer diversos problemas na gestão, administração, custodia e na contratação de prestadores de serviços, como consequência, diante dessa gestão temerária, dessa negligencia na administração e de possíveis ilicitudes nas prestações de serviços,  não é incomum que Fundos de Investimento QUEBREM, levando os cotistas a ZERO.

 

Telefones:| 11 96124-0002
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados Doutor Marcos Vinícius Silva Cardoso